fbpx

COMPRAR UM CARRO OU INVESTIR? DÚVIDA CRUEL…

Olá, querido leitor e leitora!

Se você já teve vontade de comprar um carro (novo ou usado) nesses últimos 2 anos, percebeu que os preços dispararam!

Hoje, para comprar um carro, com menos de 60 mil reais você nem precisa sair de casa! Então, isso significa que ter um carro é um investimento? DEPENDE! Vamos avaliar os aspectos de cada uma dessas opções.

Comprar um carro proporciona comodidade, independência e flexibilidade de deslocamento. Além disso, pode ser necessário para determinadas atividades profissionais. No entanto, é importante lembrar que um carro é um “passivo”, ou seja, se você não utilizar esse carro para ser uma fonte de renda, ele entrará no teu orçamento como uma despesa, ou seja, seu custo de vida vai aumentar consideravelmente com a compra de um carro.

Você pode estar se perguntando: como assim, aumentar consideravelmente meu custo de vida? Justamente pelo fato de que você precisa levar em consideração os custos associados à compra desse carro e não somente o preço do veículo ou do combustível que vai usar durante o mês. Precisa avaliar despesas como seguros, manutenção, revisão e impostos. Esses gastos podem representar uma parcela significativa do seu orçamento mensal e é fundamental avaliar se você está disposto e se consegue assumir essas despesas. Isso sem contar a depreciação do veículo ao longo do tempo!

Quando olhamos para o quesito investimentos, você deve levar em consideração para onde iria o dinheiro se, ao invés de ir para a compra do carro, fosse para aumentar seu patrimônio financeiro a longo prazo. Experimente fazer este cálculo projetado ao longo dos anos em que iria usar o carro.

Ao investir, você tem a oportunidade de fazer seu dinheiro trabalhar para você, gerando retornos e aumentando seu capital ao longo do tempo. Você pode aproveitar os benefícios dos juros compostos, o que significa que seu dinheiro pode crescer de forma exponencial ao longo do tempo. Mas também precisa entender teu “perfil de risco” (os tipos de investimentos que te deixam confortável) e ter o mínimo de conhecimento sobre o mercado financeiro para não cair nos golpes de promessas de altas rentabilidades.

Mas uma pergunta fundamental que faço para você é: O QUE VAI AO ENCONTRO DO QUE VOCÊ DESEJA REALIZAR?

Se o carro é a resposta, encontre estratégias e avalie seu orçamento para que o custo desse sonho não se torne um pesadelo. Se a resposta é “não, um carro não me ajuda a realizar meus sonhos”, para quê que você vai comprar um carro?

Portanto, a melhor opção sempre vai ser aquela que faz sentido para você e que caiba no seu bolso!

Confira mais publicações